Papéis do Scrum
Existem três papéis ou funções principais no Scrum, um Product Owner, equipe de desenvolvimento e o Scrum Master. A seguir a descrição de cada função:
•O Product Owner é a pessoa responsável pela visão da entrega final. Eles Também são responsáveis por ajudar o time scrum a priorizar os recursos certos enquanto a equipe está planejando seu trabalho. Em outras palavras, o PO sabe o que estamos tentando alcançar e quais recursos serão importantes para executar primeiro, então a equipe pode planejar com sucesso a Sprint.
•Equipe de Desenvolvimento é multifuncional, o que significa que incluem membros da equipe de diferentes funções sendo auto organizados e responsáveis pela entrega do incremento de produto pronto. Um incremento de produto pronto é a soma de todas as tarefas pendentes que a equipe se comprometeu para a Sprint.
•Scrum Master é um líder servidor que garante que o framework Scrum está sendo seguido pela equipe e pela organização em princípios e valores do Scrum. O Scrum Master facilita a colaboração em equipe e remove impedimentos ou obstáculos para a equipe trabalhando com o proprietário do produto.
•Estas três funções interagem continuamente durante o projeto e a qualidade da comunicação entre os três papeis é determinante para o sucesso do mesmo.
Eventos do Scrum
Agora que acabamos de entender os papeis existentes no Scrum, daremos seguimento no entendimento dos eventos Scrum que o time necessita estar comprometido durante o projeto, que são:
•Planejamento da Sprint – É um evento com duração limitada em que a equipe colabora e concorda sobre o que deve ser incluído em um Sprint e como esse trabalho será realizado. O tempo do planejamento dependerá do tempo da Sprint, por exemplo, para uma Sprint de 4 semanas teremos um planejamento da Sprint de 8 horas ou podemos utilizar o calculo de 2 horas para cada semana de Sprint.
•Sprint – Este é um evento Timebox, que pode variar de uma a quatro semanas de duração. Durante a Sprint o time trabalha para entregar o incremento de produto pronto que foi planejado no evento de planejamento da Sprint.
•Reunião Diária Scrum – É um evento Timebox de 15 minutos em que a equipe de desenvolvimento planeja o trabalho para as próximas 24 horas. Esta reunião é interna do time e deve buscar respeitar o mesmo horário durante cada dia da Sprint. O Scrum Master garante que a reunião aconteça, mas a equipe pode facilitar a reunião neste caso.
•A revisão do Sprint - é um evento com tempo limitado que dura até quatro horas por um Sprint de um mês. Durante esta reunião o time de desenvolvimento apresenta o incremento de produto pronto, solicita feedback e colabora com o proprietário do produto e outras partes interessadas sobre o que fazer a seguir. Esse processo contribui ativamente para o planejamento do próximo Sprint.
•Retrospectiva da Sprint – Este evento acontece após a revisão da Sprint e antes do planejamento da próxima sprint. Este é um evento cronometrado para acontecer até 3 horas para uma sprint de 1 mês. Seu objetivo é revisar as lições aprendidas e podem ser facilitadas com três perguntas: O que deu certo? O que podemos melhorar? Quais ações devemos realizar para melhorar o próximo sprint?.
Em resumo, cada sprint consiste em planejamento da sprint, scrum diário e revisão da sprint. Uma retrospectiva é uma última sessão antes de podermos iniciar o novo ciclo!
Artefatos do Scrum
A seguir daremos andamento no nosso entendimento a respeito dos artefatos utilizados pelo time Scrum durante os eventos para que possam deixar todo o processo transparente para todas as partes interessadas:
•Backlog do Produto – É uma lista ordenada de requisitos do produto que a equipe puxa para o backlog do Sprint – O Product Owner é responsável por priorizar este Backlog.
•Sprint Backlog – é uma lista de requisitos de backlog de produto, um plano de como a equipe vai cumprir estes requisitos e os itens acionáveis definidos durante uma retrospectiva. É um documento visível que mostra em tempo real o que a equipe está trabalhando.
•Incremento de Produto – é uma combinação de uma entrega de itens do sprint backlog que possa ser utilizada e testada que a equipe concluiu durante uma sprint somado a todos os incrementos entregues anteriores.
Em resumo, os artefatos consistem em uma lista de recursos do produto a partir do qual a equipe puxa um número limitado de itens para a lista de sprint de trabalho. Quando a equipe termina o sprint, todos os itens concluídos criam um incremento junto com aqueles itens que foram concluídos durante sprints anteriores.