Psicologia Social e a Organização
A Psicologia Social é o campo de estudo dos comportamentos, sentimentos, crenças e etc e o seu impacto no contexto social. Na psicologia organizacional, o foco é tentar compreender os indivíduos dentro do seu local de trabalho, porém quando estamos liderando uma mudança, devemos incluir aspectos da psicologia social dentro das iniciativas que estamos realizando. Colocando a psicologia social e priorizando as interações entre os indivíduos e a maneira como são influenciadores e influenciados, obtemos maior carga de dados que contribuem para analisar o ambiente para a realização da transformação organizacional. Toda essa jornada compreende melhor como a cultura e a dinâmica organizacional está impactando no comportamento dos indivíduos na organização.
Ex. Códigos de vestimenta, forma de falar, processo de colaboração e etc.
De acordo com Stephen Tem um professor da Universidade de Amsterdam, a psicologia social tem 4 pontos chaves para liderar um processo de mudança organizacional.
1.A Mudança nas Organizações é um processo social;
2.Psicologia Social é necessária para compreender as pessoas nos processos de mudança;
3.A Psicologia Social demonstra que o significado é a chave durante o processo;
4.A Psicologia Social faz gerenciamento de mudanças, permiti a reflexão de cada individuo sobre suas ações em grupo e com as organizações;
Stephen Ter também sugere dois aspectos chaves adicionais da psicologia social:
1.Quando empregamos psicologia social, humanizamos um processo de mudança, ou seja, pessoas não são objetos, números de arquivo e etc;
2.Ao invés de rotular um individuo como resistente ou irracional, é muito mais útil entender os fatores de influência do comportamento do individuo;
Estes dois aspectos permitem uma maior compreensão da implementação do processo de mudança.
Susan Fisk demonstra 5 motivos sociais subjacentes que melhor compreendem como o individuo dentro da organização é impactado. Estes motivos demonstram para nós exatamente como devemos observar cada individuo durante o processo de transformação.
1.Pertencimento
Representa a necessidade de criar e manter conexões sociais;
2. Compreender
É a necessidade de criar um senso de significado compartilhado aonde todos do grupo veem as coisas da mesma maneira;
3. Controlar
Trata se de perceber a dependência de um comportamento e um determinado resultado para buscar o aprimoramento das decisões;
4.Confiança
Criar um ambiente onde todos confiam e acreditam que os indivíduos são cooperativos e comprometidos com o time;
5.Auto aprimoramento
A necessidade de promover a manutenção da auto estima e procurar desenvolvela constantemente;